Disciplina: Estágio
supervisionado II
Escola concedente: SESI – Serviço Social da indústria
Prof orientadora:
Ana
Claudilene Araújo
Professor: Marcio do nascimento
Estagiário: José Arcanjo de Sousa Filho
Questionário de estágio supervisionado II
Breve apresentação
Antes de iniciar o questionário, segue uma breve apresentação da professora orientadora, evidenciando o nome, cidade de origem, formação, especialidades, experiências, expectativas, etc.
Me chamo Ana Claudilene Araújo, sou natural
de Cruz – CE, moro a 5 anos em Sobral. Tenho licenciatura em Matemática,
Bacharelado em Administração e especializada em Gestão de pessoas. Comecei
minha vida profissional como professora, dei uma pausa, onde passei 3 anos
utilizando minha formação de Administração como supervisora de produção e em
2014 voltei para a educação como professora. Hoje me sinto bastante realizada
com o que faço e motivada a estar sempre aprendendo e me aperfeiçoando.
Questionário
1. Há
quanto tempo atua como Professor Educacional?
Há 7 anos.
2. Já exerceu outras funções na escola? Quais?
Dentro da escola somente como
professora.
3. Qual
o número de alunos por sala de aula em média na escola em que você atua?
Em média 30 estudantes.
4. Você
diria que há sobrecarga de trabalho para você?
Sobrecarga não. Entretanto, a profissão de professor, requer
estudos, capacitações, reciclagens, entre outros, demandando tempo,
disponibilidade. Gerando em alguns momentos um certo cansaço mental. Mas, faço
tudo isso com muito prazer.
5. O
serviço de professor Educacional dispõe de espaço físico adequado?
Na escola onde atuo o espaço físico atende a necessidade do
professor e estudante, de forma bastante satisfatória.
6. Quais
os principais obstáculos encontrados por você no desempenho de suas funções?
- A base escolar de uma parte dos estudantes.
- O fato de muitos encararem a matemática como algo que não conseguem aprender.
- O desinteresse pelo aprofundamento e estudos fora de sala de aula, por uma parte dos estudantes também.
7. Seu
trabalho seria melhor se .....?
Se todos os estudante pudessem ter tido uma boa base escolar.
Conseguissem ser alfabetizados na faixa etária. Sei que esse é o desafio da
maioria dos professores, e sei que apesar da dificuldade podemos contornar, não
estou aqui colocando que estes estudantes não irão aprender, pois na verdade
eles irão sim, como os demais, estou apenas colocando que tal fatalidade
demanda muito mais do tempo e disponibilidade do professor.
8. Qual
o seu ponto de vista com relação aos reuniões do Conselho de Classe?
De extrema importância, as reuniões não servem apenas para
avaliar o estudante, elas também ajudam o professor a avaliar seu próprio
trabalho, visto que estará compartilhando com os outros professores as
vivências com cada estudante. Estimulando a troca de ideias e de estratégias,
utilizadas com cada estudante, compreendendo as diferenças de cada um.
9. A Escola costuma oferecer vagas para
estagiários?
Para professores é disponibilizado o espaço para
estágio não remunerado, apenas com o intuito de contribuir para a formação do
estudante de licenciaturas.
10. Como
se dá o processo de aceitação e de recepção de estagiários na Escola? Quem os
recebe?
Deve ser acordado com o Recurso Humanos da empresa,
com a direção e coordenação da escola. O estagiário é recebido pelo coordenador
e direcionado ao professor que irá acompanhá-lo.
11. Que condições a
Escola oferece para realização do Estágio Curricular Supervisionado? (estrutura
física, materiais, acompanhamento, etc…)
A estrutura física, acesso a biblioteca e internet, além do
acompanhamento do professor.
12. Existe algum tipo
de discussão (atividades, estratégias, metodologia, etc...) entre o professor
responsável da turma e o estagiário sobre as aulas que este ministrará?
O professor irá mostrar o planejamento, destacando o formato, as etapas
e importância de cada ponto descrito.
Poderá haver uma discussão sobre a aula, tirando
dúvidas e debatendo sobre os aspetos mais relevantes da aula ministrada.
13. De maneira geral, qual a sua posição efetiva
com relação a o estagio supervisionado, você considera valido e importante esse
momento na formação do docente? Comente sobre o fato.
O estagio supervisionada é uma etapa importante e
necessária. É um momento em que o estagiário poderá perceber na prática toda a
teoria da sala de aula, verificando as metodologias, a dinâmica da vida real em
sala de aula. Analisando os desafios, as divergências, e curiosidades. É um
momento em que poderá dialogar com pessoas da área, em que poderá investigar a
estrutura, parâmetros e diretrizes utilizadas na escola.
14. Você
gostaria de acrescentar alguns comentários sobre o assunto deste bloco?
Eu gostaria apenas de incentivar os
estudantes do estágio Supervisionado, a aproveitarem de verdade esse momento.
Aproveitar de forma proativa e com atitude. De forma que consiga tirar suas
dúvidas, que seja curioso e investigador. Que capte novas ideias e que conheça
as metodologias, a escola, os estudantes e o professor. Dialogue, troque
ideias, se permita aprender, e por que não ensinar?
Prezado Arcanjo. Faltou uma foto da professora e poderia ter entrado mais à fundo na importância do estágio.
ResponderExcluirOk. realmente falhei nesse ponto, vou por a foto porem não tem como refazer o questionário.
ExcluirGostei muito desse formato de acompanhamento de estágio supervisionado. Parabéns ao professor e a você Arcanjo pelo cuidado e dedicação.
ResponderExcluirNão deixei de observar a intervenção do professor e acho bastante válida. Gostaria então de complementar através do comentário.
Complementando...
É, sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma” (FÁVERO, 1992, p.65).
As contribuições das disciplinas de estágio nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. Promove conhecimento das dificuldade encontradas, dos diferente tipos de problemas e as estratégias que podem ser utilizadas para solucioná-los.
Através do estágio é possível perceber que não existe uma metodologia padrão de ensino, mas que na verdade ela deve ser ajustada a cada tipo de estudante, a cada turma, a cada região.
Parabéns e muito obrigado pelo apoio professora e foi perfeito seu comentário...
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